Café em excesso pode
reduzir seios, indica estudo
O consumo de café afecta as hormonas das mulheres
Um estudo sueco sugere que o consumo de café em excesso pode provocar
uma diminuição no tamanho dos seios de algumas mulheres.
A pesquisa publicada na revista científica British Journal of Cancer
indica que a diminuição ocorre por conta de uma variação genética que
atinge cerca 50% das mulheres e apenas entre aquelas que tomam três ou
mais xícaras de café por dia e não usam pílulas anticoncepcionais.

Segundo o estudo, a mutação genética seria a responsável pela relação
entre o consumo de café e o tamanho dos seios por afectar os hormonas
femininos.
Uma das explicações oferecidas pelos cientistas é de que o café contém
estrogénios que poderiam afectar directamente os hormonas das mulheres
e causar um impacto no tamanho dos seios.
"Beber café pode ter um impacto grande no tamanho dos seios", disse a
coordenadora do estudo, Helena Jernstrom, da Universidade de Lund, na
Suécia.
Pesquisa
Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram 300 mulheres que
não tomavam pílulas anticoncepcionais e não tinham histórico de
cancro. Entre elas, 50% possuíam a variante genética.
Durante dez anos, as voluntárias responderam questionários periódicos
sobre consumo de café, uso de contraceptivos e hábitos como o fumo,
por exemplo.
Além disso, os pesquisadores mediram os níveis hormonais e o tamanho
dos seios das mulheres. Os seios foram medidos como se fossem
pirâmides – multiplicando o tamanho da base e das laterais para
indicar o volume.
Ao final da pesquisa, os cientistas observaram que as mulheres com a
variação genética e que tomam uma quantidade moderada ou alta de café
(pelo menos três xícaras por dia) apresentaram uma diminuição no
tamanho dos seios.
No entanto, os pesquisadores alertam que as mulheres que bebem café
não precisam se preocupar porque a diminuição não é repentina e não
fará com que os seios percam todo o volume.
Estudo, Helena Jernstrom, da
Universidade de Lund, na Suécia.
